Vinhos do Algarve

Denominação de Origem
*DOC Tavira

 

Região situada na faixa litoral do território algarvio é delimitada pelo oceano Atlântico, a serra do Caldeirão e o rio Guadiana, estendendo-se pelos concelhos de Faro, Olhão, São Brás de Alportel, Castro Marim, Tavira e Vila Real de Santo António.

Tavira tem um clima tipicamente mediterrânico, temperado por forte influência marítima, reunindo condições edafo-climáticas propícias à produção de vinhos de qualidade..


LEGISLAÇÃO BASE
Decreto-Lei N.º 299/90, de 24 de Setembro e Decreto Lei Nº. 318/2003, de 20 de Dezembro.


ÁREA GEOGRÁFICA
A área geográfica correspondente à Denominação de Origem "Tavira" abrange os concelhos de Faro, Olhão, São Brás de Alportel (parte da freguesia de São Brás de Alportel), Castro Marim, (parte da freguesia de Castro Marim), Tavira (freguesias da Luz e Santiago e parte das freguesias de Conceição, Santa Catarina, Santa Maria e Santo Estêvão) e Vila Real de Santo António (freguesia de Vila Real de Santo António) e parte da freguesia de Vila Nova de Cacela).

CASTAS RECOMENDADAS
Vinhos Tintos
Castelão (Periquita1), Negra Mole e Trincadeira (Tinta Amarela), no conjunto ou separadamente com um mínimo de 70% do encepamento; Alicante Bouschet, Aragonez (Tinta Roriz), Cabernet Sauvignon, Syrah e Touriga Nacional.
Vinhos Brancos
Arinto (Pedernã) e Síria (Roupeiro), no conjunto ou separadamente com um mínimo de 70% do encepamento; Diagalves, Manteúdo, Moscatel Graúdo e Tamarez.
1 - Apenas na rotulagem conforme ponto 1-A do Artigo 17º do Reg. (CEE) nº 3 201/90, com a redacção do Reg. (CE) Nº 609/97.

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
Vinhos Tintos
São aveludados, encorpados, com aroma frutado e pouco acídulo. Apresentam tom rubi definido que, com o envelhecimento, adquire o tom topázio.
Vinhos Brancos
Apresentam uma cor entre o citrino e o palha, sendo delicados e suaves. Apresentam um travo característico de uma zona quente.


*DOC
Denominação de Origem Controlada

Designação atribuída a vinhos cuja produção está tradicionalmente ligada a uma região geograficamente delimitada e sujeita a um conjunto de regras consignadas em legislação própria (características dos solos, castas recomendadas e autorizadas, práticas de vinificação, teor alcoólico, tempo de estágio, etc.).
Na prática, obtiveram este estatuto as mais antigas regiões produtoras deste tipo de vinhos.

 


| O Algarve  |  Arte & Tradição  |  Produtos  |  Doçaria  |  Descobrimentos  |  Presépio Algarvio  |  Poemas  |  Vinhos  | Ordem Honorífica |


Copyright 2005       Confraria dos Gastrónomos do Algarve        Todos os direitos reservados
Concepção e realização: Arte Digital
Home Home